segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mais um dia! ( e uma dica sobre os carboidratos)


Eeeeee \o/, e não é que eu consegui ir para a segunda semana de academia!! Só falhei neste sábado, que apesar de estar de folga no trabalho, estava ocupadíssima, e acreditem, se eu pudesse falar, vocês entenderiam que a justificativa que tenho, é boa, valeu ter faltado! hahaha! Mas enfim, a semana começou, tô animada, e hoje fiz um teste, cheguei da academia, e tomei o whey protein do meu irmão, falei que não iria tomar suplemento, mas foi só um teste, e tenho só uma coisa a dizer: que troço ruim. Mas é a aquela velha história, que remédio ruim é que faz efeito, isso deve valer pra suplemento também. :)
Ah, eu tinha outro blog, e lá postei algumas dicas sobre nutrição, ai vai uma delas, sobre os carboidratos:

Hoje resolvi falar sobre um macronutriente que é considerado um "vilão" para muitas pessoas, principalmente para indivíduos que praticam atividade física, pois possuem a falsa idéia que comer carboidrato engorda. Devemos sempre lembrar que não é um alimento em si, ou um nutriente que nos engorda, e sim o que comemos durante todo o dia, jamais devemos olhar nossa alimentação de uma forma isolada, focar em um único alimento, nutriente ou vitamina, devemos considerar o todo, e como ele está sendo dividido ao longo do dia.
Enfim, a alimentação tanto das pessoas sedentárias como daquelas praticantes de atividades físicas deve conter, em grande parte, alimentos que forneçam carboidratos, fontes de glicose, o principal combustível do nosso corpo. Cerca de 60 a 65% do total de calorias de uma alimentação saudável deve ser proveniente de alimentos ricos em carboidratos, a base da Pirâmide de Alimentos (pães, arroz, macarrão, batata). Esta glicose proveniente dos carboidratos é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e hepático. Os carboidratos são a matéria-prima para a produção do glicogênio que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios. De 2 a 3 horas antes das atividades físicas é importante fazer uma refeição basicamente com alimentos ricos em carboidratos ou um pequeno lanche, 1 hora antes.
Logo após as atividades físicas, o carboidrato é muito bem vindo, pois repõe os estoques de glicogênio, beneficiando assim a recuperação e a preparação dos músculos para atividades posteriores. 

2 comentários:

  1. Karla, primeiramente eu gostaria de parabenizá-la pelo blog e pela iniciativa. Eu tenho uma dúvida referente ao consumo de carboidratos, é verdade ou mito que a Maltodextrina - Durante o treino - atua como fornecedor imediato de energia?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!! Então,sobre a maltodextrina, várias pesquisas indicam que esse suplemento deve ser consumido cerca de 30 minutos antes da atividade física aeróbica, durante a atividade física de longa duração e logo após a atividade física de endurance e hipertrofia muscular. Ele é um carboidrato de rápida absorção, também é uma boa pedida para quem acorda cedo e vai direto malhar, pois como é absorvido rápido, não haverá desconforto gástrico. Ele é sim um fornecedor imediato de energia, o uso da maltodextrina pode evitar a depleção de glicogênio muscular em atividades aeróbicas intensas, adiando o início da fadiga muscular. Além disso, auxilia no aumento dos estoques de glicogênio muscular.

    ResponderExcluir